Dezembro | Acre

Oficinas dos Artefatos da Fase Preparatória

na Lei Nº 14.133/2021

Programação 02/12 a 06/12
Carga Horária20h
CategoriaOficina
ModalidadePresencial
ÁreaAdministração
Investimento
R$ 1.590,00

Sobre

A Nova Lei de Licitação e Contrato (NLLC) buscou aprimorar as contratações públicas e para tanto incorporou em seu texto novidades e excertos de normativos legais e infralegais que regulamentam as contratações públicas – bens, serviços, obras e serviços de engenharia, dos quais ganha destaque o planejamento da contratação, inclusive sendo alçado a princípio administrativo.

No âmbito do Poder Executivo federal, o planejamento da contratação não se reveste de novidade, todavia, a partir de 01 de janeiro de 2024, os demais entes federativos – municípios, estados e Distrito Federal, deverão organizar as respectivas contratações com observância à Lei nº 14.133/2021, com destaque para a Fase Preparatória.

A fase preparatória inaugura a sequência do processo de licitação e se caracteriza pelo planejamento e deve compatibilizar com o plano de contratações anual e abordar todas as considerações técnicas, mercadológicas e de gestão que possam interferir na contratação, e, ainda, compreende a elaboração dos seguintes artefatos: estudo técnico preliminar; termo de referência; orçamento estimativo; análise de riscos; instrumento convocatório; minuta de contrato; e ata de registro de preços, se for o caso.

O presente treinamento tem como norteador a realização de oficinas que permitirá aos participantes elaborar com a segurança requerida todos os artefatos previstos na Lei nº 14.133/202  e em alinhamento com o disposto nos Decretos nº 13.363/2023 e nº 400/2023, que regulamentam a Nova Lei de Licitação e Contratos no âmbito do Governo Estadual e do Município de Rio Branco - AC, respectivamente.

Programação

02/12
17:00h - 21:00h
segunda-feira
03/12
17:00h - 21:00h
terça-feira
04/12
17:00h - 21:00h
quarta-feira
05/12
17:00h - 21:00h
quinta-feira
06/12
17:00h - 21:00h
sexta-feira

Professores

  • Ana Cristina

    Ana Cristina

    Administradora. Especialista em licitações e contratos. Diretora Administrativo e Financeiro do TCE/AC. Professora e palestrante. Instrutora da Escola de Contas do TCE/AC. Docente em cursos de graduação e pós-graduação em diversas Instituições de Ensino Superior (IES).

  • Sender Sil

    Sender Sil

    Superintendente Regional do Acre, graduado em Administração com habilitação em Análise de Sistema. Pós-graduado em Negociação Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Administrador de carreira federal desde 2009. Atua há 15 anos como contratações públicas, tendo exercido suas atividades no Ministério do Trabalho, Ministério da Economia (atual Ministério da Fazenda) e Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Mais informações

Objetivos

Capacitar agentes públicos federais, estaduais e municipais que atuam com contratações públicas no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à correta instrução processual a partir da compreensão do objetivo/função de cada documento a ser elaborado durante a fase preparatória, de modo a promover eficiência, efetividade e eficácia em suas contratações.

Público alvo

Servidores e empregados públicos que atuam nas áreas de compras (logística), membros da equipe de planejamento, pregoeiros, agentes de contratação, gestores e fiscais de contratos, bem como profissionais envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos de licitação e contratos da Administração Pública e demais interessados no assunto.

Incluso
  • Caderno para anotação;
  • Garrafa para água;
  • Material didático em formato digital;
  • Certificado de conclusão;
  • Coffee break.

Conteúdo programático

Localização

  • Rio Branco

    - Rio Branco - Acre
Investimento
R$ 1.590,00

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.